quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Plantio de 500 arvores nativas frutíferas



  Você sabia que além de servir de refúgio natural para a fauna, em um ano uma árvore inala em média 12 kg de CO2 e exala oxigênio suficiente para uma família de quatro pessoas viver por um ano?


Foi pensando nisso que a Cerro do Posto plantou 500 mudas de arvores frutíferas nativas somente dentro da propriedade da empresa. Araçás, Guabirobas e Pitangueiras estão dentre as espécies plantadas.
A previsão é o plantio de mais 500 até o final de 2013.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Cuide de sua saúde, beba mais água.

A água tem influência direta sobre nossa sensação de bem estar. Sua falta tem sido destacada por especialistas como uma das principais causas de cansaço e desânimo diários.
De acordo com estudos científicos é recomendada uma ingestão diária de 1,5 a 2 litros de água para garantir um bom funcionamento de nosso organismo.
Os cuidados com a quantidade de líquidos ingerida diariamente tem significativa relevância com o avanço de nossa idade em decorrência da maior vulnerabilidade e probabilidade para o desenvolvimento de desidratação celular.
A água é também um dos maiores aliados da beleza do nosso corpo. Não existe melhor hidratante para nossa pele que a água. Um corpo bem hidratado aparenta beleza, bem estar e saúde. Beba mais água você também.

Hino Rio­grandense, tocado pela primiera vez em Caçapava do Sul.


Foi na legendária “Sentinela dos Cerros” cantado, oficialmente, o hino Rio­grandense pela primiera vez, no baile realizado a 30 de abril de 1839, quando se festejava o primeiro aniversário do combate de Rio Pardo. Seus habitantes comemoraram com grandes festas a mudança da capital, de Piratini para Caçapava do Sul. Depois da cerimônia realizada na Câmara Municipal, num domingo, todos se dirigiram a ouvir Missa e o “Te Deum” em ação de graças pelas vitórias dos republicanos. Rezou a missa o Rev. Vigário da Vara, Fidêncio José Ortiz da Silva, servindo de acólito o Rev. Padre Antônio Homero de Oliveira.
Fonte: livro História do Município de Caçapava do Sul: Lendas, Folclore e Turismo  de Nicolau da Silveira Abrão


CAÇAPAVA DO SUL - UMA CIDADE CONECTADA COM A NATUREZA


Caçapava na língua Tupi-Guarani significa “Fim da Estrada na Mata” e "Clareira na mata". Nascida de um acampamento militar na metade do ano de 1770, Caçapava do é um dos municípios mais antigos do Rio Grande do Sul, e seu território está situado na chamada Região da Campanha, com extensas jazidas de minérios de cobre, cal e vários outros minérios.

Em sua configuração topográfica observam-se campos e serras imponentes, com terras escuras e solo silicioso, prestando-se de maneira admirável à criação de gado e à agricultura. 

O município de Caçapava do Sul tem como base de sua economia o setor primário na pecuária, agricultura, indústria e mineração, que é responsável pela produção de mais de 85% do calcário do Estado do Rio Grande do Sul. 

Contagem da População 2010 (IBGE) = 33.690 População zona rural: 25% (corresponde a 8.280 habitantes) Código do Município: 430280 

Distância até a capital: 260 Km Área total: 3.047,120 km² Densidade habitante/km²: 11,06 Altitude: 450 metros Clima Temperado e úmido.